Técnica "Cire Perdue"

O que é a Técnica "Cire Perdue"?

A técnica "Cire Perdue" é um método de fundição de objetos metálicos (geralmente bronzes) usado desde a antiguidade clássica para criar jóias exclusivas e esculturais.

O processo envolve a criação de um modelo em cera real, que é então revestido com investimento e aquecido em um forno para endurecer o investimento e derreter a cera. O molde de metal resultante é aperfeiçoado e polido, criando uma joia exclusiva que é verdadeiramente uma obra de arte.

Essa técnica é muito utilizada por joalheiros que desejam criar peças únicas e distintas, já que permite uma grande liberdade de criação e possibilita a produção de jóias altamente detalhadas e complexas. Além disso, essa técnica também permite a reprodução de peças já existentes, mas com algumas alterações e adaptações.

A técnica Cire Perdue é bastante complexa e exige bastante habilidade e experiência por parte do joalheiro. Para conseguir criar jóias de alta qualidade utilizando essa técnica, é preciso ter um bom conhecimento da química dos metais e saber trabalhar com precisão e cuidado.

As peças da Virzi Jewellery utilizando-se dessa técnica e executadas manualmente por ourives joalheiros e feitas à mão em Portugal.